quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Produtos e Projetos do Portal do Professor

C:\Users\Arquivos\AppData\Local\Temp\TransitoLegal.swf 

Jogo bem interessante  que simula uma cidade com vários problemas no trânsito. O aluno terá que colocar ordem nas ruas para evitar acidentes. Para isso, deverá colocar as placas de trânsito no lugar certo e acabar com as ações erradas


http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11843/revista_transito.html?sequence=6

O objeto faz um relato sobre os cuidados que os pedestres devem ter no trânsito. Piá (personagem principal da história) apresenta algumas dicas sobre educação no trânsito em quanto toma o caminho para a escola, tais como: andar sempre na calçada, atravessar sempre na faixa de pedestre, respeitar as ordens dos guardas de transito, entre outros cuidados.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27983 

Vídeo que simula um jogo no qual a cada resposta correta sobre regras e segurança no trânsito para pedestres e motoristas o jogador avança uma casa no tabuleiro. Cada pergunta e resposta do jogo é uma dica de cuidados e ética no trânsito.


http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/#top 

História em quadrinhos da Turma da Mônica sobre trânsito.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/12150/revista_transito03.html?sequence=14

A mídia faz um relato sobre os cuidados que os pedestres devem ter em relação ao trânsito. A história apresenta algumas dicas sobre educação no trânsito, tais como: andar sempre na calçada, atravessar sempre na faixa de pedestre, respeitar as ordens dos guardas de trânsito, em dias chuvosos procurar usar roupas claras, andar sempre a direita da faixa de pedestre, entre outros cuidados.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Atividade Proinfo



Projeto Trânsito
Claudia Maiolli e Jessey

Tema: Trânsito

O que os alunos aprenderão com essa aula?
Problematizar com os alunos os perigos de uma má sinalização, a incidência de acidentes, a responsabilidade do governo na manutenção das estradas e rodovias, levantar questões a respeito do filme em relação à omissão do governo quanto as estrada; Trabalhar noções de respeito e cidadania

Duração das Atividades:
Um mês

Conhecimento Prévio Desejável:
Normas de sinalização.
As crianças devem saber também que não podem brincar ou andar de bicicleta nas ruas, pois podem ser atropeladas.

Estratégias e Recursos:
Escola,lápis para colorir, computador, jogos educativos, Datashow, intenet, folha A4, lápis e borracha.

Atividade 01
Fazer um diálogo geral sobre o trânsito.
Diálogo sobre movimentação das pessoas na escola.
Perguntar se em nossa escola há um local reservado para entrada e saída de alunos, se sim qual?
Perguntar se os alunos podem entrar e sair a qualquer hora, porquê?
Comentar sobre a sinalização de trânsito em geral.
Explorar a experiência das crianças em relação à sinalização, apresentando réplicas de algumas placas existentes nas mediações da escola.
Explicar sobre alguns tipos de sinalização urbana: como placas, semáforo, sinais luminosos, etc..
Levar a classe a um passeio pela Escola, afim de observar a movimentação e as atitudes das pessoas ( crianças e adultos ) nas salas, nos corredores, na cantina, no pátio, na diretoria, na biblioteca, etc...
De volta a sala, fazer um comentário dos fatos observados, atitudes das pessoas nos diversos lugares observados, forma de movimentação da classe durante o passeio pela escola, locais e horários de maior movimento. Reunir a turma para exibição do filme “Carros” e trabalhar com historias em quadrinhos dos programas do computador.

Atividade 02
Desenvolver uma produção de texto sobre o passeio e as observações que foram feitas na aula anterior.
Leitura das produções individuais para a turma.
Trabalhar a leitura e a escrita.

Atividade 03
Levar a turma para o laboratório de informática para criarem historia em quadrinho com os textos produzidos, utilizando o programa HQ.
Demonstrar seu aprendizado através dos jogos educativos.

Finalização do Projeto:
Apresentação através de cartazes informativos
Confecção de maquete e placas de sinalização.
Exposição dos trabalhos confeccionados pelos próprios alunos (história em quadrinhos e produção de texto).

Referências:

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Plano de Aula sobre Trânsito realizado por Cláudia Maiole, Jéssey Lorencette, Fábio Ahyd e Jocilene Almeida

Plano de Aula


Disciplina: Português

Série: 2º ano

Duração: 1 aula

Tema: Educação no Trânsito

Objetivo Geral: Problematizar com os alunos os perigos de uma sinalização, a incidência de acidentes, a responsabilidade do governo na manutenção das estradas e rodovias, levantar questões a respeito do filme em relação à omissão do governo quanto as estrada; Trabalhar noções de respeito e cidadania.

Conteúdo: Trânsito

Desenvolvimento:
1ª etapa: Reunir a turma para a exibição do filmeCarros;

2ª etapa: Fazer a introdução do filme, comentar sobre o que o filme irá tratar.

3ª etapa: Após a exibição do filme, conversar com os alunos se o filme lhes agradou, o que acharam mais interessante e o que tiraram de lição (trabalho em equipe, humildade, amor ao próximo etc.), focando sempre a cidadania;

4ª etapa: Trabalhar com jogos educativos dos sites: http://iguinho.ig.com.br/jogo-transito.html

5ª etapa: Em sala de aula, fazer uma produção de texto com ilustrações sobre o filme.

Metodologia: As aulas privilegiarão o trabalho em equipe, as experiências vividas e uma análise do todo.

Recursos: DVD, Datashow, computador, intenet, folha A4, lápis, lápis de cor e borracha.

Avaliação: Observar o envolvimento do aluno ao longo das atividades propostas. Verificar se os alunos compreenderam a importância de respeitar as sinalizações do trânsito.

Professores: Fábio, Jéssey, Jocilene e Cláudia Maiole


Produções de texto







quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Conhecendo um pouco Guarapari

 
Vídeo sobre as belezas de Guarapari

Para conhecer mais sobre as belezas da cidade, clique aqui

Para conhecer mais sobre os pontos turisticos acesse


Acompanhe agora a programação da festa de 121 anos de emancipação política da cidade de Guarapari - ES.




segunda-feira, 3 de setembro de 2012

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Plano de Aula


Disciplina: Ciências

Série: 3º E 4º ano

Duração: 1 semana

Tema: Fauna e Flora

Objetivo Geral: Conhecer a fauna e a flora do nosso município e como o ser humano pode contribuir na conservação deste ecossistema.

Objetivos Específicos: Identificar a fauna e a flora; Comparar os locais de visita e analisar a destruição destes espaços; Aprender sobre a importância da reciclagem.

Conteúdo: Ecossistemas

Desenvolvimento:
1ª etapa: Conversa informal com os alunos sobre o tema proposto, se estes conhecem e sabem o que são fauna e flora, e levantar com eles algumas hipóteses acerca da conservação.
2ª etapa: Passar o filme Avatar para os alunos, para que estes possam compreender a importância da preservação das espécies nativas e conscientiza-las sobre o perigo de destruição do nosso planeta.
3ª etapa: Levar os alunos para uma visita de estudo no manguezal e no parque estadual "Paulo César Vinha", em nosso município, e pedir para que eles fotografem e filmem tanto as coisas bonitas como também a destruição deste espaço, visto que muitos alunos sobrevivem deste meio, pois muitos são pescadores.
4ª etapa: Já em sala, pedir para que os alunos apresentem em grupo suas conclusões acerca do passeio. Eles devem elaborar um vídeo que será avaliado pelo professor. Discutir também em sala a importância da conservação deste espaço, já que muitas famílias retiram seu sustento dali.
5ª etapa: Elaborar com os alunos um jornal que será distribuído na escola com as fotos retiradas e com depoimentos dos alunos, o que eles acharam mais relevante e como foi a experiência. Os vídeos serão passados para toda a escola com dicas de preservação.

Metodologia: As aulas privilegiarão o trabalho em equipe, as experiências vividas e uma análise do todo.

Recursos: Câmera, filmadora, data show, computador, papel A4, filme.

Avaliação: Observar o envolvimento do aluno ao longo das atividades propostas. Verificar se os alunos compreenderam a importância da preservação e conseguiram entender o que é a fauna e flora.

Navegar livremente na internet



A experiencia de navegar na internet é muito prazerosa e envolvente, quando estamos livres para aprender e para descobrir o que nos interessa, nos envolvemos totalmente na atividade, não vemos o tempo passar, esquecemos de tudo e mergulhamos neste imenso oceano de informações e conhecimentos.
Navegar em hipertextos implica na aquisição de uma nova competência e novas experiências para encontrar e selecionar informações. É algo novo que exige compreensão, mudanças e novas aprendizagens.
Estamos lidando com uma nova forma de comunicação e de organização do conhecimento, que não estava presente em nossas vidas, tudo o que precisamos encontramos nesse novo mundo mágico.
Navegar em textos com hipertextos é muito fácil e atrativo, pois, aprendemos a teoria de uma forma prática. Observamos que o hipertexto é um texto dinâmico, veloz, acessível, interativo e acessível na rede, que nos permite navegar por vários caminhos e por ideias de outros autores, no mesmo texto.
Hoje, nos vemos diante de uma nova realidade, onde o professor precisa ser o aprendiz, trocar de lugar com seu aluno e com ele aprender. Considero que estamos diante de uma verdadeira revolução na educação, com a utilização das novas tecnologias pelo professor no seu trabalho com o aluno. O professor passa a ser mediador e instrutor desse aprendizado, evoluindo assim com o grupo. Assim, o processo de ensino e aprendizagem do aluno passa a ser obtido com êxito.

O que é Hipertexto?


Hipertexto é uma teia de textos interligados entre si por meio de palavras sublinhadas e coloridas que são chamadas links. Cada palavra marcada, destacada, possui um vínculo com outro documento. Ao clicar nesses links, o usuário de Internet terá acesso a outro texto, que trará maiores informações a respeito da palavra sublinhada ou colorida. O usuário pode "se movimentar" de um documento para outro através desses links. Desta forma, o processo de leitura torna-se não linear. Dúvidas podem ser resolvidas no instante em que aparecem, sem a necessidade de procurar referências. Enfim, conforme a leitura das informações vai sendo feita, você "mergulha" nas informações relacionadas. Este conjunto de textos interligados é que tornam a ferramenta atrativa, pois entre- linhas as informações mostram-se mais completas em outros documentos, quando clicamos no hiperlink, novas conexões são estabelecidas.
Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito à construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
Atividade curso Tics - Proinfo

Reflexão acerca da educação e das tecnologias

Estamos diante de um novo século, de uma era globalizada e informatizada com uma nova sociedade, a sociedade da informação. Esta possui um novo formato, o de receber e transmitir informações, e de uma busca interminável de conhecimento. As pessoas hoje em dia, têm acesso ao mundo e as suas tradições culturais, com muita mais eficácia e rapidez que ontem. Com a explosão da computação e, consequentemente da internet, passou-se a considerar que disponibilizar informação em uma página da Internet seria um processo educativo contínuo e que possibilitaria o aluno aprender de formar rápida e prática, onde o educador serviria como mediador desse processo. Porém, muitos educadores precisam estar se reciclando frente a essa nova realidade que não podemos mais mudar. A nova tecnologia não é um fator isolado. Ela está presente nas transformações da vida, no meio sociopolítico e cultural, no mercado de trabalho, nos relacionamentos, nos ideais, esperanças e sonhos. Cabe ao educador fazer escolhas coerentes com relação ao lugar apropriado e metodologia de aplicação da tecnologia. Essas escolhas são fundamentais para que a sociedade possa conquistar, gradativamente, domínio das ferramentas oferecidas pela informática, tendo a sensibilidade ética e social de que as nossas instituições de ensino formam a maioria dos "futuros cidadãos" deste país. Nossa tarefa como educadores é assegurar que, ao entrar na sala de aula, ela esteja lá por razões políticas, econômicas e educacionalmente criteriosas. Devemos estar conscientes, de que o futuro que a tecnologia promete para nossos estudantes é real, não fictício. O processo de interação entre educação e vida profissional deve ser constante. Devemos formar o aluno para enfrentar a vida que o espera. Nesta realidade, cabe ao professor assumir o papel de protagonista da sua própria formação enfrentando novos desafios, buscando refletir sobre sua própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo de ensino – aprendizagem. É preciso que a educação mobilize a sua força na reconstrução de uma convergência entre o potencial tecnológico e os interesses humanos. Somente articulando dinâmicas mais amplas, que extrapolam a sala de aula poderá a educação realizar mais este novo modelo de alfabetização tecnológica, que permitirá a permanência e sobrevivência dos nossos alunos neste novo mundo do trabalho.