quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Plano de Aula


Disciplina: Ciências

Série: 3º E 4º ano

Duração: 1 semana

Tema: Fauna e Flora

Objetivo Geral: Conhecer a fauna e a flora do nosso município e como o ser humano pode contribuir na conservação deste ecossistema.

Objetivos Específicos: Identificar a fauna e a flora; Comparar os locais de visita e analisar a destruição destes espaços; Aprender sobre a importância da reciclagem.

Conteúdo: Ecossistemas

Desenvolvimento:
1ª etapa: Conversa informal com os alunos sobre o tema proposto, se estes conhecem e sabem o que são fauna e flora, e levantar com eles algumas hipóteses acerca da conservação.
2ª etapa: Passar o filme Avatar para os alunos, para que estes possam compreender a importância da preservação das espécies nativas e conscientiza-las sobre o perigo de destruição do nosso planeta.
3ª etapa: Levar os alunos para uma visita de estudo no manguezal e no parque estadual "Paulo César Vinha", em nosso município, e pedir para que eles fotografem e filmem tanto as coisas bonitas como também a destruição deste espaço, visto que muitos alunos sobrevivem deste meio, pois muitos são pescadores.
4ª etapa: Já em sala, pedir para que os alunos apresentem em grupo suas conclusões acerca do passeio. Eles devem elaborar um vídeo que será avaliado pelo professor. Discutir também em sala a importância da conservação deste espaço, já que muitas famílias retiram seu sustento dali.
5ª etapa: Elaborar com os alunos um jornal que será distribuído na escola com as fotos retiradas e com depoimentos dos alunos, o que eles acharam mais relevante e como foi a experiência. Os vídeos serão passados para toda a escola com dicas de preservação.

Metodologia: As aulas privilegiarão o trabalho em equipe, as experiências vividas e uma análise do todo.

Recursos: Câmera, filmadora, data show, computador, papel A4, filme.

Avaliação: Observar o envolvimento do aluno ao longo das atividades propostas. Verificar se os alunos compreenderam a importância da preservação e conseguiram entender o que é a fauna e flora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário