quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Atividade curso Tics - Proinfo

Reflexão acerca da educação e das tecnologias

Estamos diante de um novo século, de uma era globalizada e informatizada com uma nova sociedade, a sociedade da informação. Esta possui um novo formato, o de receber e transmitir informações, e de uma busca interminável de conhecimento. As pessoas hoje em dia, têm acesso ao mundo e as suas tradições culturais, com muita mais eficácia e rapidez que ontem. Com a explosão da computação e, consequentemente da internet, passou-se a considerar que disponibilizar informação em uma página da Internet seria um processo educativo contínuo e que possibilitaria o aluno aprender de formar rápida e prática, onde o educador serviria como mediador desse processo. Porém, muitos educadores precisam estar se reciclando frente a essa nova realidade que não podemos mais mudar. A nova tecnologia não é um fator isolado. Ela está presente nas transformações da vida, no meio sociopolítico e cultural, no mercado de trabalho, nos relacionamentos, nos ideais, esperanças e sonhos. Cabe ao educador fazer escolhas coerentes com relação ao lugar apropriado e metodologia de aplicação da tecnologia. Essas escolhas são fundamentais para que a sociedade possa conquistar, gradativamente, domínio das ferramentas oferecidas pela informática, tendo a sensibilidade ética e social de que as nossas instituições de ensino formam a maioria dos "futuros cidadãos" deste país. Nossa tarefa como educadores é assegurar que, ao entrar na sala de aula, ela esteja lá por razões políticas, econômicas e educacionalmente criteriosas. Devemos estar conscientes, de que o futuro que a tecnologia promete para nossos estudantes é real, não fictício. O processo de interação entre educação e vida profissional deve ser constante. Devemos formar o aluno para enfrentar a vida que o espera. Nesta realidade, cabe ao professor assumir o papel de protagonista da sua própria formação enfrentando novos desafios, buscando refletir sobre sua própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo de ensino – aprendizagem. É preciso que a educação mobilize a sua força na reconstrução de uma convergência entre o potencial tecnológico e os interesses humanos. Somente articulando dinâmicas mais amplas, que extrapolam a sala de aula poderá a educação realizar mais este novo modelo de alfabetização tecnológica, que permitirá a permanência e sobrevivência dos nossos alunos neste novo mundo do trabalho.

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