Atividade curso Tics - Proinfo
Reflexão acerca da educação e das tecnologias
Estamos
diante de um novo século, de uma era globalizada e informatizada com
uma nova sociedade, a sociedade da informação. Esta possui um novo
formato, o de receber e transmitir informações, e de uma busca
interminável de conhecimento. As pessoas hoje em dia, têm acesso ao
mundo e as suas tradições culturais, com muita mais eficácia e rapidez
que ontem. Com a explosão da computação e, consequentemente da internet,
passou-se a considerar que disponibilizar informação em uma página da
Internet seria um processo educativo contínuo e que possibilitaria o
aluno aprender de formar rápida e prática, onde o educador serviria como
mediador desse processo. Porém, muitos educadores precisam estar se
reciclando frente a essa nova realidade que não podemos mais mudar.
A nova tecnologia não é um fator isolado. Ela está presente nas
transformações da vida, no meio sociopolítico e cultural, no mercado de
trabalho, nos relacionamentos, nos ideais, esperanças e sonhos. Cabe ao
educador fazer escolhas coerentes com relação ao lugar apropriado e
metodologia de aplicação da tecnologia. Essas escolhas são fundamentais
para que a sociedade possa conquistar, gradativamente, domínio das
ferramentas oferecidas pela informática, tendo a sensibilidade ética e
social de que as nossas instituições de ensino formam a maioria dos
"futuros cidadãos" deste país. Nossa tarefa como educadores é assegurar
que, ao entrar na sala de aula, ela esteja lá por razões políticas,
econômicas e educacionalmente criteriosas. Devemos estar conscientes, de
que o futuro que a tecnologia promete para nossos estudantes é real,
não fictício. O processo de interação entre educação e vida profissional
deve ser constante. Devemos formar o aluno para enfrentar a vida que o
espera. Nesta realidade, cabe ao professor assumir o papel de
protagonista da sua própria formação enfrentando novos desafios,
buscando refletir sobre sua própria prática para superar os obstáculos e
aperfeiçoar o processo de ensino – aprendizagem.
É preciso que a educação mobilize a sua força na reconstrução de uma
convergência entre o potencial tecnológico e os interesses humanos.
Somente articulando dinâmicas mais amplas, que extrapolam a sala de aula
poderá a educação realizar mais este novo modelo de alfabetização
tecnológica, que permitirá a permanência e sobrevivência dos nossos
alunos neste novo mundo do trabalho.
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