Novas mídias de comunicação provocam profundas mudanças nas nossas formas de processar o pensamento e o conhecimento. Este espaço é construído em rede, por meio do jogo on-line, redes sociais, de imagens, sons e movimento que atraem e encantam as crianças e os jovens, Através da televisão, as crianças e jovens têm acesso a inúmeras informações que tratam dos mais variados assuntos com , imagens interativas, sons, desenhos, filmes, animações, fotos.
Somos responsáveis por uma geração que nasce com os meios tecnológicos, muito diferente de uma geração anterior a esta, que não teve acesso a estes recursos. Que evoluiu no decorrer dos anos, e foi também interpretado de formas diferentes até se solidificar em nossos dias, com frequência que percebemos conflitos entre a tecnologia e algumas preocupações sociais, tais como: o desemprego, a educação, a formação de profissionais às novas tecnologias. A inquietude do novo nos faz crescer e desequilibrar do velho saber. São novos saberes que atraem novos rumos para uma sociedade mais moderna e atual. Elas estão presentes em nossas vidas, transmitindo valores e padrões de condutas, socializando várias gerações e interligando o mundo todo.
As tecnologias de comunicação estão muito mais evoluídas e é papel da escola interagir com esta melhoria na qualidade de ambiente de aprendizagem as escolas encontram-se num desafio não apenas de incorporarem as novas tecnologias como conteúdos de ensino, mas também, e principalmente, de reconhecer a concepção que o educando tem sobre esta tecnologia, além da vivência tecnológica que ele traz em sua bagagem social, para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que promovam a reflexão e a crítica sobre o conhecimento e os usos tecnológicos.