quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Atividade 1.4 - Reflexões sobre cenários de mudança



Novas mídias de comunicação provocam profundas mudanças nas nossas formas de processar o pensamento e o conhecimento. Este espaço é construído em rede, por meio do jogo on-line, redes sociais, de imagens, sons e movimento que atraem e encantam as crianças e os jovens, Através da televisão, as crianças e jovens têm acesso a inúmeras informações que tratam dos mais variados assuntos com , imagens interativas, sons, desenhos, filmes, animações, fotos. 
Somos responsáveis por uma geração que nasce com os meios tecnológicos, muito diferente de uma geração anterior a esta, que não teve acesso a estes recursos. Que evoluiu no decorrer dos anos, e foi também interpretado de formas diferentes até se solidificar em nossos dias, com frequência que percebemos conflitos entre a tecnologia e algumas preocupações sociais, tais como: o desemprego, a educação, a formação de profissionais às novas tecnologias. A inquietude do novo nos faz crescer e desequilibrar do velho saber. São novos saberes que atraem novos rumos para uma sociedade mais moderna e atual. Elas estão presentes em nossas vidas, transmitindo valores e padrões de condutas, socializando várias gerações e interligando o mundo todo.
As tecnologias de comunicação estão muito mais evoluídas e é papel da escola interagir com esta melhoria na qualidade de ambiente de aprendizagem as escolas encontram-se num desafio não apenas de incorporarem as novas tecnologias como conteúdos de ensino, mas também, e principalmente, de reconhecer a concepção que o educando tem sobre esta tecnologia, além da vivência tecnológica que ele traz em sua bagagem social, para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que promovam a reflexão e a crítica sobre o conhecimento e os usos tecnológicos.



4 comentários:

  1. Muito pertinente sua reflexão, Jessey. Parabéns!
    Também penso como você no tocante à necessidade de os professores estarem "antenados" e procurarem pautar seu trabalho pedagógico considerando a cultura tecnológica e o contexto em que dos alunos estão inseridos.
    Somente desta forma, estaremos "falando a mesma língua" que nossa clientela.
    Um abraço
    Div@

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Jessey!
    As crianças estão cada vez mais conectadas..... E nós como educadores temos que orienta-lás aos pontos positivos e negativos no uso da internet.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, a televisão é um meio de comunicação de bastante informações, através dela visualizamos e ouvimos diversos assuntos, e podemos levar muitas coisas como aprendizado.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante e pertinente seu ponto de vista!
    Realmente devemos interagir com esta melhoria na qualidade do ambiente de aprendizagem e, como professores, estarmos cada vez mais antenados e preocupados com as possibilidades existentes dentro do currículo escolar para inserção de recursos tecnológicos.

    ResponderExcluir